Maria, judia, por sua família e pelos dons que Deus lhe concedeu, representa muito bem o povo de Deus. Hoje dizemos que ela também representa bem o Senhor junto a seu povo. Maria é a predileta, a querida de Deus. Ela recebe dele a missão de acolher para nós o próprio Filho de Deus, como seu Filho.
Embora crescendo sempre em seu relacionamento com Deus, desde sua infância, e conforme ia compreendendo melhor o plano de Deus, Maria jamais sonharia fosse ela escolhida para ser a Mãe do Salvador. Mas bem o merecia. Por isso foi escolhida.
Refletindo sobre a vida humana, cada pessoa traz em si muitas capacidades. quando as desenvolve, cria clima favorável à missão que Deus preparou para realizar a própria vida.. Assim, Maria também foi preparada por Deus. E correspondeu ao que Deus esperava dela.
Às vezes nós nos entusiasmamos com as qualidades dos santos e da Virgem Maria e esquecemos de verificar que o maior mérito não é em ter estas qualidades mas em fazê-las frutificar. É o que aprendemos com Jesus na parábola dos talentos (Mt 25,14-30). Dois fizeram render o dinheiro deixado. Um não. Escondeu e nada fez.
Nossa Senhora foi a simples criatura que mais qualidades recebeu. Mas podemos dizer que soube crescer e desenvolvê-las durante toda a sua vida. Dizer que Maria é Predileta, muito querida de Deus, não estamos só falando da escolha que Deus fez dela. Pensamos também na aceitação que ela teve de tudo o que Deus lhe deu e principalmente na resposta fiel que sempre dava ao amor de Deus por ela.
Ao anjo Gabriel que lhe pedira em nome de Deus (Lc 1, 28s) se ela aceitaria ser a Mãe do Filho de Deus, Maria responde: Faça-se em mim segundo a tua Palavra. Deus quer, eu quero também. Pois não basta sermos queridos de Deus, amados por ele. Devemos também nós querer bem a Deus e mostrar isso seguindo sua vontade..
Quem descansasse por sentir que Deus o protege e não se esforçasse para ir ao encontro de Deus, mostrando que o ama muito, por palavras e em sua vida, estaria sendo um grande egoísta.
Maria pelo exemplo de sua vida nos mostra o melhor caminho para estar sempre com Deus e conviver de maneira fraterna com todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário