segunda-feira, 26 de julho de 2010

O lugar de Deus na participação da família

No crescimento da família concorrem vários fatores: partilha, acolhimento, diálogo, união.
Eles têm função de fazer da família não só presença de muitas pessoas que ali se encontram, mas participação de vida pelo amor que todos dedicam uns aos outros.
No decorrer da convivência entre os membros da família apresentam-se situações que preparam as pessoas para a participação depois na sociedade.
Aí então as ocasiões favorecem o cultivo da doação, confiança,verdade, alegria, compreensão, perdão, solidariedade.
Acrescem os estímulos para formar a personalidade de cada um: na solidariedade, honestidade, compromisso, justiça.
À primeira vista o crescimento moral e social não acontece com facilidade, pois cada pessoa tem a sua individualidade e suas qualidades. É normal o atrito em vários momentos.
Daí estar em família favorece a educação principalmente social, mas também moral que dá a cada um a força interior de enfrentar problemas que apareçam e a força necessária para não desanimar diante das dificuldades.
A religião apresenta a presença de Deus como Pai e Amigo, e Cristo aquele que vivendo nossa vida ensinou-nos a valorizar todas as qualidades que temos em busca de vida melhor com Deus e com todos.
A vida religiosa e de fé abre caminhos para uma convivência cada vez melhor dentro da família, ajudando a todos a se prepararem para o convívio social e profissional.
O que cada um é em sua vida pessoal recebe da família e da religião condições para preparar-se melhor para a vida.
A organização da religião em sua parte de orações e de orientações, principalmente por meio da Palavra de Deus, oferece a todos que seguem seus compromissos religiosos a possibilidade de desenvolverem sua personalidade e realizarem o ideal de suas vidas.
Sem religião, sem Deus sentimo-nos muito sozinhos e desamparados, como órfãos neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário