No Catecismo da Igreja Católica (n.2673 a 26790), encontramos reflexões e orientações práticas sobre a oração que dirigimos a Deus sob a intercessão da Virgem Maria, Mãe de Cristo Filho de Deus.
Nas orações que a Igreja Católica propõe aos cristãos, ela expressa que o Espírito Santo nos une à Pessoa do Filho Único, em sua Humanidade glorificada. Por ela e nela, a nossa oração filial comunga na Igreja com a Mãe de Jesus.(At 1, 14).
A partir do consentimento dado na fé por ocasião da Anunciação do anjo Gabriel a Maria, e expresso por Jesus quando crucificado, a maternidade de Maria se estende aos irmãos e às irmãs de seu Filho "que ainda são peregrinos e expostos aos perigos e misérias (LG 62).
Jesus é o único mediador e o Caminho da nossa oração. Maria, sua Mãe e nossa Mãe, lhe é totalmente transparente. Maria "mostra o Caminho". É seu sinal, conforme as imagens tradicionais veneradas no Oriente e Ocidente.
A partir dessa participação especial de Maria com a ação do Espírito Santo, as Igrejas desenvolveram a oração à santa Mãe de Deus, centrando-a na Pessoa de Cristo manifestada em seus mistérios.
Nos inúmeros hinos e antífonas que exprimem essa oração, sentimos dois movimentos: um "exalta" o Senhor pelas "grandes coisas" que fez com sua humilde serva e por ela por todos os seres humanos(Lc 1, 46-55). O outro confia à Mãe de Jesus as súplicas e louvores dos filhos de Deus, pois ela conhece agora a humanidade que em si é desposada pelo Filho de Deus.
Este duplo movimento da oração a Maria encontrou uma expressão especial na oração da Ave-Maria.
Na época da Idade Média o Ocidente desenvolveu a oração do Rosário (Terço): oração popular para os cristãos como a Oração das Horas para os consagrados.
Maria é a Orante perfeita, figura da Igreja.
Quando pela oração entramos em contato com Maria, unimo-nos com Ela ao plano do Pai, que envia seu Filho para salvar todas as pessoas.
Como o discípulo querido(João) acolhemos em nossa casa (Jo 19,27) a Mãe de Jesus, que se tornou a Mãe de todos os vivos.
Podemos rezar com ela e por ela.
A oração da Igreja é acompanhada pela oração de Maria que lhe está unida na esperança.(LG 68s).
A maneira de a Igreja conduzir a vida dos cristãos segue de perto o sentir de todo o relacionamento humano. Na maneira do viver de nossa vida de família, todos sabemos como é importante a participação da mãe na solução de qualquer problema que surja e que o pai não se sente seguro para dar uma solução. Claro não é o caso de Deus não saber resolver. Mas ele bem sabe como são nossos costumes e nossa psicologia. E assim Maria, a Mãe de Cristo, também sabe muito bem preparar nossos caminhos para que possamos cumprir a vontade do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário