sexta-feira, 30 de julho de 2010

Por que oramos? Que é orar?

Em geral pensamos que oração é fazer pedidos a Deus. Vivemos pedindo tanto que ao encontrarmos Deus, sabendo que ele é tão rico, logo pedimos alguma coisa.
Ninguém vive sem companhia, sem amizade, sem amar e ser amado. Quem só pensa no dinheiro e em seu conforto material acaba perdendo as amizades que tem. Porque não suportamos por muito tempo quem nos procura porque pode obter de nós alguma coisa e não vem porque gosta de nós.
Procurar Deus só porque ele pode dar-nos alguma coisa é tão desagradável... Orar como sinônimo só de pedir esvazia muito o sentido de oração. Nossa oração deve ser um momento de contato maior com Deus para conhecê-lo mais, para entender-nos com ele, para nos sentir como filhos queridos...
Se você entrasse num atelier de um grande pintor e visse os quadros maravilhosos que ele pintou, quadros que o tornaram famoso em todo o mundo, e, em vez de elogiar seu talento, sua sensibilidade, seu bom gosto, sua arte estupenda, você começasse a avaliar quanto custaria este ou aquele quadro, quem poderia comprar, em que palácio ficaria bem, iria dar grande decepção ao artista...
É a mesma coisa que entrar numa casa bem construída, com móveis de bom gosto, e vendo a família reunida, os pais, os filhos, os parentes, você começasse a elogiar a arquitetura da construção, seus corredores, seus armários e móveis e nem reparasse nas pessoas que lá se encontrassem.
Nós fazemos às vezes este papel com Deus. O Senhor dá -nos a nós como pessoas, presentes maravilhosos, coloca-nos neste mundo mais bonito que as telas dos mais famosos artistas, dá-nos segurança de vida com toda a organização dos seres, do equilíbrio ecológico. Se através disso eu não chegasse a concluir que Ele fez tudo isso porque me ama, não adiantou nada Ele ter projetado este universo com tanta sabedoria.
Deus não criou este mundo e a mim mesmo para afirmar que ele é todo-poderoso e capaz de coisas maravilhosas... Ele fez esta harmonia de cores, luzes e vida porque nos ama como a filhos queridos.
A oração é momento de intimidade em que eu louvo e bendigo o Senhor por seu grande amor, por sua imensa misericórdia assim manifestada com tanta generosidade. É hora de olharmos para Deus por tudo o que Ele fez por nós, por sua presença amiga e atenciosa, pela manifestação constante de que me quer bem e só quer fazer-me feliz.
E deixar-me também ser olhado por Deus...
Há mães e pais que arranjam tempo para ficar muito à vontade conversando com seus filhos. Um diante do outro se olham nos olhos como a comunicar seus sentimentos e desejos, a descobrir o que vai lá dentro do coração de cada um. Às vezes lembram coisas boas ou tristes do passado, mas principalmente tentam adivinhar as mudanças, o crescimento que os filhos estão vivendo. São momentos muito gostosos para ambos.
Este clima é que precisamos criar quando estamos em estado de oração. A calma, a paz, o estar à vontade, liberto de preocupações abrem caminho para uma comunicação de amor que transforma bastante nossas vidas.
E o que é mais precioso é que nós mais ou menos podemos programar o que fazer e dizer a Deus. Mas Deus em sua bondade e sabedoria saber comunicar-nos muito mais bens, além do que possamos imaginar. Deus tem mil maneiras de tocar nosso coração e encher-nos de muita alegria e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário